Minha lista de blogs

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PORQUÊ NÃO ADOTAR GATOS ADULTOS?

Eu gosto muito de assistir ao Animal Planet e em especial qualquer um que trate de Proteção aos Animais, como o Animais em Risco, que mostram como são feitas as averiguações de maus-tratos, negligência, resgate de alguns Estados americanos, todos amparados por leis, muitas delas levando à prisão de até 1 ano, dependendo do Estado.

Mais o que mais me comove é ver que o povo americano tem a cultura de adotar cães e gatos adultos. Lógico que filhotes são os primeiros a saírem em qualquer parte do mundo, mas os adultos não sofrem tantas discriminações na hora da adoção!

O engano muito comum é achar que o gato "adulto" não tem mais graça. Que não brinca. O gato até os 5 anos é muito brincalhão sim, lógico respeitando a personalidade de cada um, aprecia colo, é mais carinhoso, mais manhoso e mais ligado ao seu dono.

Eu posso atestar isso porque a Méo devia ter uns 7 a 8 meses quando chegou em casa. Tão criança quantos os seus filhotes. Visito a casa da minha amiga Helena com gatos de todos os tamanhos e idades, e todos, com pouquíssimas exceções, adoram ganhar carinho, se esfregar em mim e pedir atenção. De vez em quando até bato um papo com um ou outro...

A verdade é que só se descobre a personalidade dos felinos depois de atingirem um certo amadurecimento. Muitas pessoas adotam bem pequenininhos mais por acharem que vão se acostumar ou se moldar à rotina da casa, e quando crescem não são o que os donos esperavam e são abandonados, assim como muitos cães.

Sempre que alguém me pede um gatinho para doação já pergunto como é a rotina da casa. Crianças pequenas gostam de apertar, são desastradas por natureza e dar de presente um gatinho de 3 meses vai dar briga. Uma porquê o gatinho é igual à criança: não quer colo, quer brincar. E para descer do colo vai virar mola e arranhar a criança. Aí o pai vai ficar p da vida e vai bater no gato. Quando falo isso a pessoa já fala que não é assim, imagina, e dois meses depois o gato está de volta.

Quem trabalha e passa mais tempo fora de casa pode ter sim um gato adulto. Muitos gatos resgatados já cresceram na maioria solitários ou por abandono viveram sozinhos. Aguardam pacientemente seus donos chegarem e só vão te pedir atenção e amor.






Bem, vou abrir uma postagem só de gatos e gatas maravilhosas, aguardando a chance de mostrar todo o seu potencial como maravihosos amigos que podem ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário